top of page

145º- A arte no currículo referência de Minas Gerais: transformando realidades em possibilidades

Atualizado: 17 de set. de 2019

27 de junho de 2019 – Lavras


Para participar envie as informações conforme itens abaixo para o e-mail: lavras.educinfantil @gmail.com

Informações Necessárias:

Nome:

Cidade:

Telefone:



O 145º encontro do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil em Lavras, aconteceu no auditório da UNILAVRAS no dia 27 de junho sob a coordenação da equipe de Educação Infantil do município. Foi colorido, alegre, musical, trazendo e ampliando conhecimentos do tema “A arte no currículo referência de Minas Gerais: Transformando realidades em possibilidades”. Estavam presentes, profissionais da Educação Infantil de 25 cidades: Campo Belo, Santo Antônio do Amparo, Campanha, Três Corações, Carrancas, Coqueiral, Nepomuceno, Serrania, Paraguaçu, São Bento Abade, Cambuquira, Aguanil, Cana Verde, Camacho, Itutinga, Ijaci, São Francisco de Paula, Itumirim, Três Pontas, Bom Sucesso, Campos Gerais, Santana do Jacaré, Alfenas, Alpinópolis e Guaxupé. Também presente a SRE de Campo Belo. Como levamos a Arte para as crianças pequenas e bem pequenas nas Unidades Educacionais de Educação Infantil? Temos conhecimento das manifestações artísticas, culturais, científicas no cotidiano escolar? Como os espaços escolares estão preparados para receber as diversas manifestações artísticas? As crianças vivenciam as diversas formas de expressão e linguagens como artes visuais, música, teatro, dança audiovisual? As crianças têm exercitado suas próprias manifestações artísticas ou culturais por meio de sua autoria como sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenho modelagem com diversos materiais e recursos? Quantas questões foram vivenciadas neste 145º FSMEI das mais diferentes formas de se ver, sentir, observar, tocar, experienciar as artes... a exploração, por meio das oficinas, dos cinco sentidos que movem os seres humanos, foi só um detalhe vivenciado por todas e todos.

Desde a recepção com as releituras de obras de arte ocupando as dependências do auditório, como também criações próprias, feitas por professoras, profissionais da Rede Municipal de Educação e as crianças das escolas de Lavras. O cantinho da música cantada pelas crianças e o cantinho da confecção de cata-ventos, o Hino Nacional tocado ao acordeom pelo professor de música do município de Carrancas, Dimas José do Nascimento, passando pela declamação de um poema pela estudante Franciele Eliza, da E.M. Paulo Menicucci, mostrou e demonstrou como visão, audição, tato, foram explorados o tempo todo, bem como o olfato e paladar. Após o pronunciamento do vice-prefeito de Lavras, Edson Alves de Abreu, da secretária de educação do município, Cláudia Lopes Carvalho, da coordenadora do Comitê Gestor do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil, Cláudia Maria Ribeiro, da Reitora da UNILAVRAS, Christiane Amaral Lunkes Argenta, reforçando a importância das políticas públicas, as manifestações artísticas, as trocas de saberes e os brincares na e para a Educação Infantil, as crianças do Projeto ‘ArtEduca Lavras’, apresentaram número de música, dança e percussão, aguçando ainda mais nossos sentidos.

Entre uma apresentação e outra, foi lida a ‘Carta de Bom Sucesso’, um documento construído por todas e todos presentes do 144º FSMEI no município de Bom Sucesso que visa manifestar ‘as dificuldades atuais frente aos documentos existentes – Currículo Referência de Minas Gerais, Política Nacional de Alfabetização, o uso do livro didático, a construção do PPP e a BNCC’ – questionando: o que dizer ao “sistema”?' Carta esta aprovada por unanimidade neste 145º FSMEI. Mas, a música, a alegria, o clima ‘junino’, não parou de incitar os sentidos de todas e todos presentes, entrando em cena o Grupo Remendo Musical, formado por professoras e professores que trabalham com arte e música e que puseram as pessoas para cantar, tocar um instrumento feito de material reciclado e dançar. Aprendizados que serão compartilhados no dia a dia nas escolas.

A representante do FSMEI, Ana Pires, fez os comunicados a respeito dos encontros do Fórum Mineiro de Educação Infantil que está com agenda de encontro regional sudeste em Juiz de Fora nos dias 16 e 17 de Agosto e agenda do MIEIB cujo encontro nacional será em João Pessoa no mês de outubro. A palestra que abordou o tema do 145º FSMEI foi realizada pela professora Fernanda de Souza repassando conhecimentos e envolvendo as e os participantes em brincadeiras que exercitaram todo o corpo. No embalo dos aprendizados, as oficinas aconteceram explorando tudo que se viu, ouviu, sentiu, tocou e experimentou, refletindo as dificuldades que a falta de um desses sentidos podem nos trazer. Logo após a exposição dos trabalhos realizados e a discussão de todas e todos, o encerramento aconteceu em ritmo de sanfona e quadrilha. Fechando a manhã, a representante de Guaxupé, Cristina Calicchio, fez o convite para o 146º encontro do Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil que será realizado no mês de Agosto, no município de Guaxupé, em parceria com a Unifeg e onde será lançada a Revista ‘online’ “Catavento” do Fórum Sul Mineiro.



35 visualizações0 comentário
bottom of page