top of page

146º - Revista Catavento e o direito a Educação Infantil.

Atualizado: 2 de set. de 2019

Dia: 29 de agosto de 2019

Horário: 8 horas às 12 horas

Local: Auditório Elias José – UNIFEG -Avenida Dona Floriana, 463 – Centro – Guaxupé/MG

Encaminhar inscrições para: criscalicchio@gmail.com


O 146º Fórum Sul Mineiro de Educação Infantil aconteceu no município de Guaxupé/MG e foi para além das discussões sobre Direito à Educação e Educação como Direito; foi um marco na afirmação e conquista nas lutas pela Educação Infantil com o lançamento da revista eletrônica Catavento. Dedicada a levar o conhecimento sobre as várias temáticas que perpassam a Educação Infantil, a Revista Eletrônica Catavento, foi concebida em parceria entre UFLA e UNIFEG, sendo as professoras Cláudia Ribeiro da UFLA e Cristina Calicchio do UNIFEG as editoras. No 146º encontro do FSMEI, o lançamento da Revista Eletrônica aconteceu na presença de representantes do poder legislativo de Guaxupé, integrantes da Rede de Proteção às Infâncias, secretárias e secretários de educação de vários municípios, corpo docente e acadêmicas do curso de Pedagogia do UNIFEG e 28 cidades, representadas por profissionais da Educação Infantil. São elas: Alpinópolis, Alterosa, Arceburgo, Areado, Bom Jesus da Penha, Bom Sucesso, Campanha, Campos Gerais, Cristais, Lavras, Monte Santo de Minas, Nepomuceno, Paraguaçu, Santo Antônio do Amparo, Serrania, Muzambinho, São Pedro da União, Três Pontas, Guaranésia, Juruaia, Candeias, Nova Rezende, Campo Belo, Jacuí, Três Corações, Cabo Verde e Capetinga.


Iniciando as atividades, após a mesa de abertura, estudantes do 4º ano do Colégio Dom Inácio apresentaram um poema do escritor local Elias José, ‘Mágica’ e em seguida, as discentes do curso de Pedagogia do UNIFEG apresentaram músicas que falam das crianças e o direito ao brincar na infância. Na sequência, a professora Ms. Juliana Cristina Magalhães falou sobre “Educação Infantil, Direito à Educação e Educação como Direito: movimentos, ideias e lutas políticas pelo reconhecimento dos sujeitos e das práticas na escola da infância”. Em sua fala, a professora reconstituiu a história da infância, trazendo documentos como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos Direitos das Crianças, passando pela Constituição de 1988 até chegar ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA – onde se consolidou a concepção de criança como sujeito de direitos. Falou também sobre as lutas pela afirmação da garantia à Educação Infantil citando o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – MIEIB. Após, aconteceu o lançamento da Revista Eletrônica Catavento. A apresentação da Catavento foi realizada em formato de mesa redonda com presença das editoras e autoras dos textos. A revista será semestral, editada pela equipe do UNIFEG. O endereço eletrônico é: unifeg.edu.br/revista-catavento/ed1-2019.html ou então o acesso pode ser feito pelo site do FSMEI: fsmeimg.wixsite.com/fsmei clicando na aba revista Catavento. Com o título ‘Sociedade humana que semeia infância saudável colherá dignidade!’, o reitor do UNIFEG, Prof. Dr. Reginaldo Arthus, inicia esta primeira edição.


A professora do UNIFEG Cristina Lúcia Calicchio G. Cruvinel mediou a mesa das autoras e, juntamente com a professora aposentada da UFLA, Cláudia Ribeiro coordenadora do Comitê Gestor do FSMEI, fizeram a apresentação da Revista Eletrônica Catavento. As sessões da revista são: Entrevista, Educação Infantil em Debate, Cotidiano, Artefatos Culturais, Educação Infantil em Foco, Assim Aconteceu e Galeria de Desenhos. Estavam presentes e apresentaram seus artigos e textos: Profa. Núbia Betânia Silva Dias Campos e Profa. Aline Ferreira Fonseca do município de Paraguaçu, que escreveram o texto ‘Uma Conversa sobre Diversidade Familiar’; Profa. Helaine Aparecida de Oliveira e a supervisora pedagógica Márcia Marcelino escreveram o texto sobre uma experiência no município de Nepomuceno intitulado ‘Vamos Brincar de Casinha?’; o texto da profa. Glória Lúcia Magalhães, foi um relato sobre o Dia 18 de Maio no município de Três Pontas; a coordenadora da Educação Infantil do município de Lavras Cynthia Mara Máximo Buscacio apresentou na sessão Galeria de Desenhos, os desenhos das crianças do CMEI ‘Juracy Elisa’ sobre ‘Um passeio em família: diversidade e alimentação’. A entrevista desta primeira edição foi realizada pela jornalista Fátima Ribeiro, com Rita Coelho, uma referência em gestão pública, estudos e militância na Educação Infantil. A jornalista também apresentou a sessão Assim Aconteceu, um registro fotográfico dos encontros dos FSMEI no ano de 2018.


A representante do FSMEI no Fórum Mineiro, Ana Pires, fez os repasses do Encontro Regional do MIEIB da Região Sudeste que aconteceu em Juiz de Fora/MG nos dias 16 e 17 de agosto e onde foi construída uma carta intitulada ‘Construção de uma agenda política em defesa da Educação Infantil de qualidade social’. Esta carta foi distribuída para todas e todos presentes, lida, discutida e aprovada em plenária. Também lembrou que acontecerá em João Pessoa/PB, nos dias 2 a 4 de outubro, o Encontro Nacional do MIEIB. Encerrando, a representante do município de Santo Antônio do Amparo fez o convite para o 147º encontro do FSMEI que acontecerá no dia 26 de setembro.



37 visualizações0 comentário
bottom of page